Então, eu li #20 - Visões noturnas - Mauricio Caldeira

Título: Visões Noturnas 
Autor: Mauricio Caldeira
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos
Gênero: Contos
Avaliação: Bom!
Páginas: 366 páginas
Estrelas: 3,5 estrelas

Olá, meus amigos leitores.
Como anda a semana de vocês?
Por aqui está tudo bem, mas corrido ao mesmo tempo, rsrs!

Bom, hoje trago minha mais nova leitura do ano. Um livro que conheci através do Skoob e alguns Blogs que sigo: Visões Noturnas do Mauricio Caldeira ( Meu chará... ou eu o dele! Rsrs). O que me chamaram a atenção de primeira foi, claro, essa capa linda e misteriosa, o título e a primícia da obra.

Em conversa com o autor, findamos uma parceria e eu, em um belo e ensolarado dia, recebi esse presentão enviado pelo mesmo, juntamente de um marcador costumismo do livro (se quiser dar uma espiada como eles são, dá uma olhada no post Caixa de Correio #2. Mostrei no vídeo do post). 

Mas, vamos ao livro?!

Sobre o livroAté onde vão seus medos? Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido – porém infeliz – homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas. Visões Noturnas é uma coletânea de contos, na qual os personagens estão sempre prestes a descobrir que cada novo acontecimento possui sempre um outro lado, sombrio e assustador. Enfrente seus medos, dê as mãos ao autor e deixe-o guiá-lo por Monserrat, uma cidade onde tudo pode acontecer. 

Meu olhar no livro - De primeira instância, eu pensei que o livro, com esse título, iria tratar apenas de algo "sobrenatural" voltado ao terror, mas na primeira parte do livro, o autor já quebrou isso, mostrando que o livro ia tratar de vários tipos de medo. Isso me deixou muito curioso, pois fiquei pensando como ele iria abordar essa temática de várias maneiras diferentes.

O livro é formado por 12 contos e todos eles abordam, de certa forma, a questão do medo, do terror. Ao ler o primeiro conto, Royal Street Flash, desanimei um pouco, pois não me agradou muito a história. Mas a partir do Auriel, segunda história do livro, fui me acostumando com a maneira de escrever do autor, ao assunto abordado do livro e com o enredo da história. Comecei a curtir o livro. E assim foi até o final. Como é um livro de contos, é indiscutível que preferi algumas histórias mais que outras, entretanto, o livro em si é muito legal.

Uma das histórias que me marcou foi Como uma Pedra, a qual lida com o medo de água, afogamento e essas coisas. (Tenho certa fobia disso por não saber nadar, então consegui sentir o mesmo medo e agonia da personagem! Tenso, o negócio! Rsrs...).

Alguns aspectos que vou destacar sobre o livro - 

Histórias boas. Algumas mais envolventes que as outras, mas todas boas.  Todas elas passam no mesmo local, na mesma cidade Montserrat. Achei isso muito interessante!

A escrita do autor é muito boa, possui um repertório "lexical" muito bom (A alma de acadêmico de Letras florescendo, rsrs...!). Ele é bem descritivo e calmo nas suas histórias; há uma grande contextualização na história para depois os fatos, ações, acontecerem. Gostei!

O trabalho de edição e revisão estão quase impecáveis. Encontrei apenas algumas faltas de travessões em algumas falas. Apenas isso.

(Um recado para o autor: Eu adorei O Arqueiro. Rsrs. Vocês, leitores, entenderão quando lerem o prólogo do livro. Rsrs.)

Por hoje é só pessoal, espero ter explicado tudinho que havia pensado, claramente.
Eu recomendo essa leitura, sim!
Mais um autor brasileiro que merece uma atenção maior do público em geral.
Leia e depois comente aqui o que achou da obra.

(Ah, mais um recadinho: No próximo post, provavelmente, falarei sobre um SORTEIO que realizarei juntamente de uma editora parceira. Fiquem ligadinhos aqui e lá no canal do YouTube. Para isso, se inscrevam aqui e lá para receber tudo na hora!)

Um forte abraço.

3 comentários :

  1. Oi Maurício, tudo bom?
    Nossa, ainda não conhecia esse livro, mas é um tipo de temática que me chama bastante atenção! Adorei!
    Assim que eu puder, vou conversar com o autor para também ler o livro dele!
    Tem promoção nova!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super indico, Sarah!
      Vou dar uma olhadinha na promoção, sim!
      Numa próxima, me chama para participar junto, vou adorar!
      :D

      Excluir
  2. Oi Mauricio!

    O livro parece ótimo, ainda mais por abordar vários tipos de medo, e eu pessoalmente adoro contos. Mas tenho coração fraco pro terror, então evito haha. Quem sabe eu pego pra ler em uma época que esteja me sentindo corajosa...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS