Então, eu li #22 - O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine

Título: O Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine
Editora: Darkside Books
Gênero: Fantasia (Distopia)
Avaliação: Muito bom!
Páginas: 312 páginas
Estrelas: 4,5 estrelas

Respeitável, público!
(Sempre quis dizer isso, rsrsrs)
O circo fecha suas tendas para o show acontecer! Como estão todos por aí nas arquibancadas?!
Espero que todos estejam confortáveis para essa viagem incrivelmente boa!

Noite de sexta-feira, noite de resenha! Bom, hoje, venho falar de uma deliciosa leitura da semana (três dias na verdade! Rsrs...): O Circo Mecânico Tresaulti da autora Genevieve Valentine. Livro que desde a capa já me chamou a atenção, simplesmente linda, cada detalhe nela é show! 

Recebi-o como cortesia da parceria que o blog tem com a editora (DarkSideBooks, amo-os!). Quando chegou aqui, eu tive uma pequena parada cardíaca, mas está tudo bem. Depois de ver o livro por dentro também, eu descobri que ele era ainda mais lindo!

Vamos a ele?!

Sobre o livro - “Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” 

Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte. Pois em O Circo Mecânico Tresaulti esse deserto cheio de perigos é atravessado pela magia de uma potente força criadora, capaz de devolver a integridade emocional e física a quem se juntar à trupe. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Boss, a força motora do circo, agrega novos personagens, atraídos pela sua habilidade muito especial para recuperar corpos mutilados pela guerra, criando assim magníficos seres mecânicos pós-humanos – repletos de complexas engrenagens, placas de ferro, pétalas de cobre, pulmões relojoaria, rodas e pistões –, cada um trazendo para o circo algo nunca visto e sentido antes. 

O público se aglomera para ver de perto as proezas desse grupo de pós-humanos fascinantes mas por vezes sombrios. É nesse picadeiro que enxergamos uma parte de nós em uma delicada lente de aumento. Seguimos adiante cercados por personagens como Ayar, o homem forte, os irmãos acrobatas Grimaldi e o incrível trapézio vivo de Elena, além de um enigmático par de asas, objeto de uma guerra secreta nos bastidores do circo mecânico. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. 

Meu olhar sobre o livro - Um livro que realmente você o devora! Não dá vontade de parar! Ele é envolvente, de fácil compreensão, mas não por isso simples. A trama toda é incrível, os personagens, você os ama a cada página, enfim uma ótima pedida.

A história trabalha o mundo de um circo, como já falado lá em cima, mas com algumas coisas um pouco "diferentes": os integrantes são feitos, em partes, por partes mecânicas, implantadas por Boss, a chefe da trupe.

A cada personagem que você vai conhecendo, você fica mais estasiado pela forma em que a autora os pensou e os criou. É muito interessante pensar em como foi o processo criativo da autora (tentei achar alguma entrevista, mas nada).

O mundo pós-apocalíptico é retratado no livro, mas não é tão enfatizado, pois não é o fundo principal para a história, e sim as tendas e trailers do circo.

A narrativa foi uma das coisas que mais me despertou, pois há algumas perspectivas diferentes que constroem o enredo da obra, como: o livro na sua maioria é narrado por um menino, chamado little George, ele é uma criança que quer entrar definitivamente no show do circo, mas Boss sempre o previne de ainda não fazer isso, pois teria que o mudar fisicamente e ela não queria isso. E, também, é narrado em terceira pessoa, por um narrador onisciente, mas o interessante é, em certos momentos em que Little George narra um fato, o seu capítulo acaba e o narrador entra falando, por exemplo, "... E esse era o sentimento de Elena na hora". O narrador toma as rédias da história. É assim o livro todo, um vai e volta muito legal e interessante.

Se tratando da edição, eu não posso falar mais nada do que APAIXONANTE. O cuidado da editora na obra é incrível. Não há outra que faça um trabalho assim no Brasil atualmente. O livro tem uma diagramação top e é todo ilustrado, são desenhos estilo rabiscos e dá um efeito maravilhoso a obra! Notem que já estou em falta de adjetivos bons para falar da obra!)

Mais ou menos, é isso. Pararei por aqui, pois, senão, ficará GIGANTE o texto, mais do que já está!
Espero que tenha conseguido explanar um pouco daquilo que é esse livro!
Você já leu? Tem vontade? Não?
Olha, eu recomendo demais!
Caia dentro desse picadeiro!
Um abraço.

6 comentários :

  1. Hey querido!

    Essa capa chama muito a atenção, seria um daqueles livros que você pega pra ler sobre o que é de tão encantado que fica. Ainda mais com "circo" no nome, amo livros que abordam esse tema. No mais, a história parece muito boa, ainda mais com esse adicional das partes mecânicas! Amei a resenha e foi pra listinha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Livro é lindo e eu quero muito mesmo ler. Ainda mais por conter traços de steampunk.
    E a história parece ser mesmo muito boa. :)
    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ (Se puder, Segue lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse toque de steampunk dá um "que" para a história!
      :D

      Excluir
  3. Adorei conhecer esse livro, adoro livros pós-apocalíptico e com aquele toque steampunk. Sua resenha me deixou bem interessada e curiosa para ler esse livro :)
    Vai ter sorteio dele? :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha despertado esse interesse em você!
      Por enquanto não terá sorteio?! Mas quem sabe fizemos um surpresa, rsrs.
      Abraços.
      :D

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS