Então, Eu li #14 - O GAROTO NO CONVÉS - JOHN BOYNE

Título: O Garoto no Convés
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Literatura Naval
Avaliação: Bom!
Páginas: 496 páginas
Estrelas: 3,5 estrelas

Compre aqui!

Olá, pessoal!
Tudo certo?
Está um pouco frio aí? Aqui em SC está CON-GE-LAN-DO!!!
Voltei! Não, eu não estava morto, rsrs. Apenas, nesses últimos tempos, tive muitos afazeres: provas para corrigir, trabalhos para passar (e corrigir também), notas a fechar (enfim, vida de professor!). Mas estou aqui para poder falar um pouco da minha última leitura - O Garoto no Convés de John Boyne.

Sempre tive vontade de ler algo do John Boyne. Conhecia mais "O Menino do Pijama Listrado", pois vi o filme e adorei (adoro livros e filmes que sejam ambientalizado na 2º Guerra Mundial *-*) . Depois de ver alguns vídeos de Vlogs que acompanho, conheci essa obra e me deu curiosidade de lê-la. E, enfim, o fiz!

Sobre o livro Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta - em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre.

Meu olhar sobre o livro - Não sei se fui com muita expectativa no livro, que, no término, me deu uma certa decepcionada. Mas já deixo aqui que gostei, mas não tudo aquilo. 

Vamos por partes: A História - Bom enredo e história. Depois de um tempo fui descobrir que o enredo central do navio Bounty é real. Houve realmente um motim nessa embarcação. O livro é dividida em partes e elas são bem marcadas por acontecimentos. Se você for parar para ler apenas os títulos dessas partes, você acaba já sabendo o que acontecerá em todo o o livro.

Para quem gosta de literatura naval, será um prato cheio.(Penso que foi por isso que não gostei muito, não sou muito fan desse tipo de literatura). Existem certas partes (SEM SPOILERS) que são bem emocionantes, mas não são muuuitas, não. 

Os personagens - Eles são bons, tando o menino, o capitão quando todos os outros marinheiros e pessoas que fazem parte da história. Li em algum lugar que existia a "construção de personalidade" do personagens principal durante a história, mas, em minha opinião, isso não é muito evidente (foi o que senti na minha leitura). Fazendo um comparativo com Crime e Castigo, bom... deixa para lá!

Sobre a edição - É muito bonito. Capa bonita, com uma textura diferente nela. Folhas amareladas. Diagramação boa. Uma diferença: não há travessão nas falas, apenas (") para marcá-las, estilo livros estrangeiros. Uma coisa ruim, os livros da Cia das Letras costumam ser caros, e os do Boyne, realmente caros. Esperei para comprá-lo em uma promoção no Submarino por 10 reais. (Viva o nosso querido, Submarino! \o/)

Eu recomendo para quem gosta de literatura naval, relato de viagem, coisas do tipo, (A vida de Pi, A viagem do Peregrino da Alvorada, entre outros).
Caso não gostem, não aconselho muito, pois encontrarão algo similar.

Bom, por hoje seria isso!
Vocês já leram este livro? Ou algum outro do John Boyne? Conte aqui nos comentários.
Espero que tenham gostado da resenha.
Abração

6 comentários :

  1. Olá, como vai? Quando vi o seu post de cara sabia que o livro era de Boyne, é tão legal quando o autor tem uma característica (que no caso, foi a capa), adorei a sua resenha, muito bem detalhada. Vamos colocar este livro em desejados né, (sorte você ter conseguido comprar na promoção), hoje em dia os livros estão pesando nos nossos bolsos, mas... vida de leitor né!?

    Parabéns pela resenha, abração :*
    http://olivrodehoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu estou muito bem!
      Sim, as capas são a marca do Boyne mesmo!
      Obrigado pelos elogios

      E concordo plenamente com você: vida de leitor "pobre" é fogo! KKK...

      Abração.

      Excluir
  2. Sempre ouvi falar do autor por conta do famosao O menino do pijama listrado ne... Assim, ate sabia da existencia desse livro, mas nunca me interessei em sair pesquisando. Mas sua resenha me deixou curiosa, mesmo com os pontos negativos que voce ressaltou!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia... depois me conta, aqui, o que achou dele.
      Adoro saber a visão de vocês também!
      :D

      Excluir
  3. Olá!

    Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo o blog. Gostei bastante!
    Segundo gostaria de lhe parabenizar pela resenha. Rica em detalhes. Fiquei extremamente curiosa para ler esse livro.

    Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da resenha, Fernanda!
      Fico feliz em ler isso!
      :D

      Excluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS