Então, eu li #10 - Divergente - Veronica Roth

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Gênero: Distopia - YA
Avaliação: Bom
Páginas: 502 páginas
Estrelas: 3,5 estrelas

Compre aqui!

Boa segunda-feira, gente! Como estão as coisas por aí?! Aqui no Sul estão beeem frias! (Congelantes na real, rsrs!)

        Bom, neste dia nublado (assim como a capa do livro), resolvi falar sobre minha última leitura: Divergente de Veronica Roth. Você conhece? Já leu? Não?! Vamos lá então!

        Terminei de ler a obra ontem a noite. A leitura desse livro foi por um quesito: curiosidade! Não li nenhum livro da saga Jogos Vorazes (e confesso que não tenho nenhum interesse, não por achar ser ruim, nem nada. Apenas não me atraiu). Muita gente que gostou dessa série, (uma das mais comentadas da atualidade), acabou falando que os livros da Veronica Roth são muito, muito bons. Aí, a coisinha chamada curiosidade falou mais alto e eu pensei "ah, quer saber, vamos ver como são esses livros".

        A única distopia que já havia lido foi 1984 de George Orwell que dispensa qualquer comentário (Extremamente bom! Comentei, rsrs). Tentei ler Divergente sem nenhuma visão do gênero que já havia construído com Orwell.

       Sobre o livroNuma Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções - Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição - e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. 


      Meu olhar sobre o livro - Gostei! Não foi uma das minhas melhores leituras, mas me divertiu legal! Não há como não lembrar de Harry Potter e suas Casas de Hogwarts, no momento em que é retratado as facções. (Não estou dizendo que é uma cópia, apenas me soa parecido!).

        A personagens principal, Beatrice (Tris) tem uma construção boa. Ela vai moldando sua personalidade durante o livro, durante suas escolhas perante a história.  Apenas nos últimos capítulos achei um pouco "forçada", foi uma mudança de atitude extrema.

        A história é bem construída, mas não te prende tanto ao ponto de você se corroer por dentro pra saber o que irá acontecer (pelo menos foi comigo, rsrs!). Espero que em "Insurgente", 2º livro da série, a história ganhe mais gás!

      Como muitos livros da atualidade, Divergente terá um filme. Estão começando a aparecer as imagens das gravações, como essa:


        Estou bem curioso para assistir ao filme!

        Bom, por hoje é isso!
        Vocês já leram esse livro? O que acharam? Tem curiosidade de ler (se ainda não leu é claro)?
        Deixe nos comentários suas opiniões sobre o livro e a resenha.
        Um abração do blogueiro aqui!


9 comentários :

  1. Falam bastante desse livro e eu tenho vontade de ler mais distopias (só li a trilogia JOgos Vorazes). Ainda assim não é um dos que mais me chamam, exceto suas capas que acho lindíssimas, rs

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos quesitos que me despertaram a curiosidade da leitura foi as capas!Rsrs...
      :D

      Excluir
  2. Oi Maurício!
    Curioso a leitura ter te lembrado Harry Potter, isso nem me passou pela cabeça!
    Algumas coisas me lembraram outras distopias, mas tb não tem muito pra onde fugir nesse gênero, né?!
    Eu gostei muito de Divergente e gostei ainda mais de Insurgente, mais até do que de Jogos Vorazes!
    Ainda não li 1984 (absurdo, eu sei!), mas desse ano não passa!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, sempre que tiver alguma divisão em "classes", lembrará Hogwarts (*_*).
      Quero ler Insurgente logo!
      JV, eu não tenho a mínima vontade de ler!
      Leia 1984 mesmo, é muito bom!
      :D

      Excluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler Divergente, acho que até o final do ano eu consigo. Já li Jogos Vorazes e gostei bastante (embora não seja uma fã alucinada da série), por isso fiquei curiosa: pelos comentários de alguns grupos do Facebook sobre o livro.
    Sinceramente, acho uma palhaçada gigantesca ficar acusando todo o autor de plágio. Se fosse assim, todos os livros de vampiros deveriam ser condenados à meras cópias de Drácula, não acha?
    Adorei a resenha :)
    PS: Aqui na serra gaúcha está congelando!!!!!
    Beijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, não sou eu quem acusará alguém de plágio.
      Como disse na resenha, durante a leitura me remeteu a Harry Potter, não igual ao mesmo!
      Sempre acontece isso comigo! (Estou lendo Mrs. Dalloway da Virginia Woolf e senti semelhanças com Orgulho e Preconceito de Jane Austen, quanto as personagens principais. Mas não igual).
      :)

      Excluir
  4. Oi Maurício! Já li Divergente e Insurgente também! É uma das minhas sagas favoritas. Me conquistou completamente hhaa. Concordo com o que voce falou sobre a mudança da Tris no fim do livro, realmente foi de uma hora pra outra e eu nao achei que fosse realmente tomar aquelas atitudes.

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi! Desculpa te encher o saco de novo haha mas é que te indiquei para um TAG lá no blog, adoraria se você respondesse! Um beijo

    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/2013/05/tag-3-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS