Resenha - Dois Amigos e um Chato - Stanislaw Ponte Preta


"O melhor do melhor humorista brasileiro de todos os tempos"

      Colunista do Jornal Diário Carioca, Stanislaw Ponte Preta (Sergio Marcos Rangel - nome verdadeiro) escreveu nas áreas esportivas e humorísticas.

      Dois amigos e um chato é uma coletânea de crônicas do autor, sendo que todas tem o cunho humorístico. Nessas histórias estão presentes fatos do cotidiano ( visto que o gênero textual "crônica" trabalha com isso, gírias criadas pelo autor que são usadas até hoje, e seu tom muito irreverente de escrever.

       Esta figura ao lado mostra a capa da edição que tenho. Eu acho ela bonita, não é aquela capa que você se apaixona no primeiro olhar, mas é bem "legalzinha". 
        A edição ficou na responsabilidade da Editora  Moderna, fazendo um ótimo trabalho de diagramação, tipo de página ótima - grossa, sem passar o que está escrito do outro lado, amarelada. Enfim, é um bom livro para se ter na estante.

      Sobre as crônicas, confesso aqui que no momento em que fui ler, não esperava muita coisa deste livro. Entretanto, o livro me surpreendeu de uma forma muito forte. Acabei lendo ele em dois dias (109 páginas apenas), pois é uma leitura muito boa, fácil e, o melhor, muito divertida.
     
    Existem textos que você dá muitas risadas, como a história dA Velha Contrabandista (história favorita de uma grande amiga, Karoline Vanolli); Testemunha Tranquila, a qual conta a história de um senhor que assiste a uma briga de casal. Mas há também histórias que te emocionam, como Pedro - O Homem da Flor.
       
       Para qualquer público, este livro é muito bom, leitura rápida e extrovertida! 
     Quero, aqui, deixar a dica para professores de Língua Portuguesa: Use esse livro como fonte de trabalho nas aulas, são textos, como já falei "algumas vezes", divertidos e nada cansativos. Tenho certeza que os alunos irão gostar. (Não existe apenas Luís Fernando Veríssimo aqui nas terras tupiniquins. GOSTO de LFV! Não estou criticando seus textos, mas sim o uso único deles nas escolas.)
      Espero que você leia este livro, eu recomendo!

Mauricio S. Brillinger

0 comentários :

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS